Morte e crianças na poesia de Ilo Krugli

6 de maio de 2011 § Deixe um comentário

Aliás, essa questão do que é teatro para crianças ou teatro para adultos, é algo que deve ser muito bem analisado. Acho que temas difíceis podem ser apresentados para a crianças. A questão é de como tratar essas questões. Por exemplo, falar de fogo, pode ser um problema, a criança pode ficar atraída a brincar com fogo. É algo difícil de ser tratado. Assim como falar de morte. Muitos dos meus espetáculos propõem quase como um ritual a morte e a ressurreição. No Mistério das Nove Luas as personagens morrem e renascem. Acho que quando a gente fala de morte deve sempre deixar uma possibilidade de voltar para a vida. Nesta última montagem de Sete Corações eu começava fazendo um prólogo onde dizia …”hoje tal data, nessa cidade morreram vinte e cinco mil pessoas, também caíram das arvores oitocentas mil folhas e outras tantas mil flores”…, Mas em seguida eu falava “não se preocupem, pois vão nascer mais crianças, mais folhas, mais flores”. No final do espetáculo, havia uma cena de fuzilamento. Os militares matavam os ciganos e o povo. Eu nunca fazia parte dos militares, eu sempre estava do lado dos ciganos, dos poetas, e eu me fazia de morto, esperando o momento da ressurreição e um dia eu escutei uma criança de uns oito ou nove anos brigando com os guardas, e ela gritava “vocês não vão acabar com os poetas porque não vão conseguir matar os poetas que ainda não nasceram”.Acho que isso ocorreu porque no principio do espetáculo a gente deixava claro
o processo da natureza. A gente não pode negar a morte a uma criança. Quando morre alguém da família, como dizer para uma criança que morreu alguém? Desde então, toda vez que eu encerro o espetáculo, eu conto o ocorrido com aquela criança que brigou com o soldado e faço uma reflexão junto ao público, sobre todos os poetas que ainda vão nascer. E como o poeta, nós vamos voltar um dia para a contar novamente essa história.

Ilo Krugli

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Morte e crianças na poesia de Ilo Krugli no O BOSQUE SONHADOR.

Meta

